Jun 23, 2009

MVV
Passado a crise do ESCREVER OU NÃO ESCREVER, ou pelo menos, amenizado diante de avaliação da questão financeira mundial x mercado jornalístico, (se antes, com exceção da elite, jornalista já não tinha emprego, nem dinheiro, imagina agora...), vi que, ficou inviável a questão da auto-sustentação (água, luz, telefone, roupa, educação, etc.) com este tipo de profissão, pelo menos por enquanto. Eu agora decidi, vou viver Marketing e ponto, (também pelo menos por enquanto...rs). Vejam que beleza!

Em treinamento na
empresa hoje, relacionado a Recrutamento e Seleção, onde trabalhamos na formatação de alguns cargos, começamos estabelecendo algo basiquéeeerrimo, ensinado por nosso querido mestre Kotler no começo de sua bíblia, que é o MVV (para os que desconhecem, Missão (Razão de Existir), Visão (Onde quer chegar) e Valores (como vai fazer pra chegar lá)). Certo, beleza, toooda empresa que se preze, tem um MVV, isso é básico e imprescindível para termos consciência diária de onde queremos chegar e o que fazer pra conseguir este objetivo. O Plaza Inn tem isto, e eles fizeram questão de pregar em todos os hotéis, em vários departamentos e áreas comuns, contando com a aplicação constante destes, nas atitudes e comportamentos dos seus colaboradores, e o pior (melhor quero dizer), que isto vai pra mente mesmo e assombra (no melhor sentido da palavra), tudo que fazemos.


Bem, mas não é bem do Plaza Inn que quero falar...é mais que isto. A ‘brincadeira’ que fizemos neste treinamento depois de avaliar o MVV da Rede foi a grande sacada. Então vamos lá, que tal estabelecermos um MVV pras nossas vidas, com nosso “Onde queremos chegar”, nossa “Razão de Existir, objetivos” e nossos “como vamos chegar lá? No que acreditamos?”
Pare um pouco e tente estabelecer o seu. Que o meu sirva de exemplo:
Visão (Futuro): Ter conhecimento para compartilhar.
Missão (Agora): Buscar conhecimento nas coisas físicas e espirituais, lendo bons livros, fazendo viagens, me relacionando. Amando a Deus sobre todas as coisas, aberta as surpresas e oportunidades da vida e aplicando o conhecimento adquirido diariamente.
Valores: Sabedoria nos meus pensamentos e atitudes, liberdade de alma, humildade no tratamento, desprendimento para servir o próximo, lealdade para com os que me rodeiam e aprendizado constante.
(Por isto que eu quero marketing, porque ele organiza meus devaneios, meus sonhos e quem sou. Assim de forma simplória e muito prática.)
Agora pregue na porta do seu guarda-roupa, no banheiro, no Orkut, no seu blog. Pense todos os dias neles, e não deixe de reavaliá-lo e adequá-los sempre. Faz bem!
Mas, e o que esta brincadeira tem haver com recrutamento e seleção? Simples, grossamente falando, se o seu MVV ‘bate’ com o da empresa, provável que falarão a mesma língua e caminharão coladinhos para o crescimento da empresa, não é máximo?

Voltando pra área profissional, achei esse artigo, que me pareceu interessante num primeiro momento e que trata deste mesmo assunto.http://www.administradores.com.br/artigos/qual_e_sua_missao_visao_e_valores/23822/

Beijos!

No comments:

Post a Comment

Fala aê!